quarta-feira, maio 7

Nenhum sofrimento é em vão?

"Acreditar q nada é por acaso me parece uma fuga... ou uma justificativa....
as vezes a gente sofre pra nada... vc naum acha?" JdE


Eu realmente creio que não há sofrimento em vão. Até porque, nunca me vi saindo de uma situação de crise sem aprender sequer uma lição. A cada vez que sou submetido
a uma situação de sofrimento, aprendo muita coisa que vai me ajudar a não sofrer novamente em outra situação.

Mas, mesmo que não acreditasse nisto piamente, não teria motivos para duvidar. Veja bem: Pra que ficar pensando se é justo ou não estarmos sofrendo. Pra que pensar que o sofrimento é em vão. Não é mais confortante pensar que isto não está acontecendo por acaso? Isto não diminui seu sofrimento? Mesmo que seja uma fuga, ou uma justificativa, não é uma coisa boa? E para que evitar uma coisa boa?

O que eu faço é tentar entender porque aquilo tudo está acontecendo comigo, para não deixar acontecer de novo. E se não encontro motivo, é porque só vou descobrí-lo depois. Mas nada é por acaso.

Acho que o nosso problema é querer entender demais as coisas. A maior qualidade do ser humano parece ser também seu maior defeito: "A capacidade de pensar".

Você questiona a sua religião? Eu parei de questionar quando descobri que quanto mais cegos somos, vivemos mais felizes! Já dizia o sábio: Felizes são os ignorantes.

Ou não, né?

Nenhum comentário: