domingo, janeiro 29

Jó, PhD

Seria Jó um doutorando? A pergunta "por que sofrem os inocentes?" é abordada na história bíblica de Jó. Após ler algumas passagens desse livro, estou seriamente convencido de que Jó fazia PhD.


Evidências de que Jó fazia PhD

Jó, cap.2, v.11 "Jó tinha três amigos: (...)"

TRÊS amigos? Eita vida social...

cap.19, v.14 "Os meus parentes se afastaram;
os meus amigos não lembram mais de mim."

Jó, ninguém aguenta mais ouvir falar da sua tese.

cap.19, v.20 "Virei pele e osso;
mal consigo ir vivendo."

cap.3, v.26 "Não tenho paz, nem descanso, nem sossego;
só tenho agitação"

cap 20., v.22 "No ponto mais alto do seu sucesso,
a miséria o atacará;

hahaha vira doutor e vai ganhar mixaria na federal


Deus era o orientador de Jó

cap.4, v.17 "Será que alguém pode ser correto
diante de Deus?"

O orientador sempre tá certo!

cap.5, v.8 "Jó, se eu fosse você, voltaria para Deus
e entregaria o meu problema a ele."

Seus colegas sempre acham que o orientador vai ter a resposta

cap.11, v.5 "Eu gostaria que Deus falasse
e lhe desse uma resposta"

cap.5, v.17 "Feliz é aquele a quem Deus corrige."

Às vezes, muito às vezes, o orientador tem a resposta.

cap.7, v18 "Por que nos vigias todos os dias
e a todo instante nos fazes passar por provas?"

E gosta duma tortura o tal do orientador...

cap.3, v.23 "Deus os faz caminhar às cegas
e os cerca de todos os lados"

E desorienta mais do que orienta

cap.9, v.3 "Quem se atreve a discutir com Deus?
Ele pode fazer mil perguntas
a que ninguém é capaz de responder."

hahahah discute com seu orientador pra você ver!

cap.6, v.4 "(...) Com seus ataques, Deus tem me enchido de terror."


Jó pensa em desistir do doutorado

Cap.7, v.3 "Mês após mês, só tenho tido desilusões,
e as minhas noites têm sido cheias de aflição.

cap.7. v.4 "Essas noites são compridas;
eu canso de me virar na cama até de madrugada
e fico perguntando
'Será que já é hora de levantar?'"

Aparentemente Jó, como eu, não tinha mesa e estudava na cama

cap7., v.8 "Tu me vês agora, porém não me verás mais;
olharás para mim, mas eu já terei desaparecido."

Uma ameaça ao orientador costuma surtir algum efeito

cap.3, v.3-10 "Maldito seja o dia em que nasci!
(...) e que sua madrugada nunca chegue,
pois ela deixou que minha mãe me desse a luz
e não me poupou de todo este sofrimento!"


Bom... e tem muito mais. Estou agora procurando alguma evidência
de que ele tenha defendido a tese ou desistido de vez. Se alguém
encontrar algo, me dá um toque!

Atualizado em 31-Jan-2006: Adicionando contribuições de Paulo Tarso, que provam que Jó realmente chegou a defender a tese. Ainda não sabemos se ela foi aprovada afinal.


Jó antes da defesa:

Jó 9:20 Ainda que eu seja justo, a minha boca me condenará; embora seja eu íntegro, ele me terá por culpado.

Jó 9:29 Serei condenado; por que, pois, trabalho eu em vão?

Jó iniciando a defesa:

Jó 13:6 Ouvi agora a minha defesa e atentai para os argumentos dos meus lábios


A banca já começa a esculhambação:

Jó 15:9 Que sabes tu, que nós não saibamos? Que entendes, que não haja em nós?


Jó depois da defesa:

Jó 16:10 Homens abrem contra mim a boca, com desprezo me esbofeteiam, e contra mim todos se ajuntam.

Jó 16:13 Cercam-me as suas flechas, atravessa-me os rins, e não me poupa, e o meu fel derrama na terra.

Jó 16:15 Cosi sobre a minha pele o cilício e revolvi o meu orgulho no pó.

Jó 17:2 Estou, de fato, cercado de zombadores, e os meus olhos são obrigados a lhes contemplar a provocação.

5 comentários:

Diogo disse...

Brilhante... uhauhauhau

Anônimo disse...

Meu querido,o que dizer diante de uma maravilha dessas?Você é capaz de reunir o hilário,o real,o imaginário e até o blasfêmico com a sutileza de um verdadeiro escritor...o que dizer?Que o Orientador de Jó continue te iluminando!!Bjs!!Tia Marcia...

Anônimo disse...

Você já pensou em fazer um site de humor e ganhar dinheiro com isto?? VOcê tem todo o potencial!!!

Anônimo disse...

Pablo,

Realmente, o texto foi parar longe, mas não tanto assim... uma colega de mestrado me passou, e curti tanto que postei no fotolog. O mais bizarro que um grande amigo meu, o Cassiano, tinha estudado contigo aí na Georgia...

O mundo é mesmo um ovo... e, como disse o Cassiano, dos miúdos!

Abraço e boa sorte por aí

Anônimo disse...

Pablito, vc é um barato! Posso roubar o seu texto? (Com créditos, é claro...)
Beijos, Mônica